Imagina que você viu uma preparação que parecia muito gostosa e imaginou que seu filho iria adorar. Com carinho, você comprou os ingredientes e fez um lindo prato!
Mas na mesa, seu filho olhou com cara feia para a comida, colocou um pedaço pequeno na boca, e disse "eca, não gostei!!"
Como você se sente?
__________________________________
Hoje eu vim aqui te convidar a pensar sobre como reagimos frente aos comportamentos dos nossos filhos.
__________________________________
Talvez essa história tenha o seguinte fim:
- Você responde quase brava "Não acredito que você está dizendo ECA para a comida que eu fiz com tanto carinho e que tive tanto trabalho!!"
Você experimenta um sentimento de frustração, que te fez responder dessa forma. Ao ouvir o comentário do seu filho, você não sentiu seu esforço reconhecido.
Mas qual a culpa da criança nessa história?
Qual o conhecimento real que uma criança tem para saber o esforço de preparar uma receita (desde a compra dos ingredientes até a mesa)?
Você ficou frustrada por conta da expectativa que colocou em relação àquele alimento. Se ele tivesse falado "ECA, não gostei" para o arroz daquele dia, talvez você não ligasse tanto.
Então, não foi sobre ela, mas sobre você.
A forma como reagimos aos comportamentos dos nossos filhos diz mais sobre nós, sobre nossas crenças e buracos internos, que sobre eles.
Mas isso os influencia.
Na próxima vez, talvez seu filho pense: "Nossa, minha mãe ficou tão brava quando eu não gostei da outra comida! E se eu não gostar dessa também? Então, melhor não experimentar!"
Quer saber mais como seu comportamento influencia o comportamento do seu filho? Vem que eu te ajudo.
Comments